16 de abril de 2005

Não se entusias-me de mais... mas continue a acreditar... porque a esperança é a ultima a morrer e no fim de contas existe sempre uma Hipotese... Força Portugal Posted by Hello

Dia 26 de abril

O caminho da Felecidade... Posted by Hello


26 de Abril, é o dia em que começo o meu segundo estágio de Enfermagem... dando mais um passo nesta profissão que para mim é o caminho para a minha Felicidade...
Não vejo a Hora de entrar no serviço e começar a trabalhar... a fazer...
Mas enquanto o dia 26 não chega... vou brincar a queima das fitas na Póvoa de Lanhoso de dia 18-22... lol porque a vida de um estudante não é só estudar ;)

15 de abril de 2005

Novo medicamento para cancro do pulmão já tem aprovação europeia

Lisboa, 12 Abril de 2005: A Swissmedic, a agência suíça de medicamentos, aprovou hoje a comercialização do erlotinib, um fármaco destinado ao tratamento de doentes com cancro do pulmão localmente avançado ou metastizado ou de células não-pequenas do pulmão (NSCLC), após falência de um ou mais regimes de quimioterapia.

Este tratamento apresenta-se sob a forma de um comprimido para administração diária por via oral. Está assim facilitado o processo de autorização do medicamento para outras realidades europeias, como Portugal.

O cancro do pulmão é o tipo de cancro mais frequente a nível mundial. Calcula-se que existam cerca de 1,2 milhões de novos casos todos os anos e que em cada trinta segundos alguém, nalguma parte do mundo, irá morrer da doença. O NSCLC é o tipo mais frequente de cancro do pulmão, representando quase 80% da totalidade dos casos.

A aprovação na Suíça e o seu lançamento resultam ainda na possibilidade acrescida de o medicamento vir a ser comercializado em mais de 80 outros países.

A aprovação suíça apoia-se em dados provenientes de um ensaio clínico fundamental de fase III que comparou o erlotinib com placebo no tratamento de doentes com NSCLC em estado avançado, após falência da quimioterapia de primeira ou de segunda linha.

Os doentes submetidos ao tratamento apresentaram um aumento de sobrevivência de 42%, comparativamente com a sobrevivência observada no braço de estudo tratado com placebo (6,7 meses versus 4,7 meses), o que representa uma melhoria de 2 meses.

Verificou-se ainda um aumento significativo no tempo decorrido antes de ocorrer deterioração dos sintomas da doença e no tempo decorrido com os doentes estáveis, sem progressão do cancro. Com o erlotinib observou-se uma melhoria de 45% na sobrevivência ao fim de um ano, com vantagens manifestas num amplo espectro de doentes.

Este medicamento foi aprovado inicialmente nos Estados Unidos, em Novembro de 2004, após revisão prioritária. Trata-se de uma pequena molécula, fruto de investigação laboratorial, que actua na via dos receptores do factor de crescimento epidérmico humano (HER1).

O HER1, também conhecido por EGFR, é um componente chave desta via de sinalização, com um papel na formação e crescimento de diversos tipos de cancro.

O erlotinib bloqueia o crescimento das células tumorais por intermédio da inibição da actividade da tirosina quinase da via de sinalização do HER1, no interior da célula.

Paralelamente com os significativos benefícios a nível da sobrevivência no NSCLC, este medicamento revelou ainda vantagens a nível da sobrevivência num ensaio clínico de fase III realizado em doentes com cancro pancreático em estado localmente avançado ou metastizado. O estudo cumpriu o seu critério principal de melhorar a sobrevivência global.


Informaçã0 recolhida no site: