22 de janeiro de 2005

Projecto-piloto já está a ser concretizado no Fundão e deverá avançar em Braga


mundo Posted by Hello
Ministério da Saúde aposta na marcação de consultas por telemóvel e Internet
(21/01 17:11)

O secretário de Estado da Saúde, Mário Patinha Antão, admitiu hoje que no final deste semestre, 10 a 15 por cento dos centros de saúde do país já poderão aceitar a marcação de consultas por telefone, telemóvel ou Internet.
"Em vez de os utentes serem obrigados a ir bem cedo para a porta do centro de saúde para marcar a vez, sujeitos ao frio ou à chuva, estamos a inventar uma nova solução mais confortável para as consultas não programadas, que dá prioridade a quem faz as marcações a partir de casa", referiu Patinha Antão.
O governante, que falava em Viana do Castelo, à margem da inauguração da Extensão de Saúde de Chafé/Neiva, acrescentou que este projecto-piloto já está a ser concretizado no Fundão e deverá avançar em Braga, "para que até ao final do primeiro semestre possa ter uma cobertura entre 10 a 15 por cento dos centros de saúde do país".
"Trata-se de um progresso muito assinalável na marcação de consultas. O programa está no início e estamos a melhorá-lo, mas este é o caminho correcto", disse o secretário de Estado.

publico.pt
É sempre bom saber que algo neste país funciona... agora falta saber se vai dar certo... é pagar para ver...:)

Clínicos levam avante terceiro dia de paralisação


j0302953.jpg Posted by Hello

Greve dos médicos no Amadora-Sintra adia 60 cirurgias em três dias
(21/01 14:06)


Pelo menos 60 cirurgias foram adiadas desde o início da greve dos médicos do Hospital Amadora-Sintra, que hoje cumprem o terceiro dia de paralisação pelo aumento de salários e do valor pago pelas horas extraordinárias.
De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Fernando da Fonseca, também designado por Amadora-Sintra, dos 220 médicos que estavam previstos trabalhar hoje, estiveram presentes 122 clínicos.
Ao nível das consultas externas, apenas foram realizadas cerca de 20 por cento (uma em cada cinco) das que estavam marcadas, adiantou a mesma fonte, que confirmou que o bloco operatório e as consultas externas são os sectores mais afectados pela greve dos médicos.
No terceiro dia consecutivo da paralisação, o delegado sindical do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) Martins da Silva disse à Lusa que o bloco operatório só está a funcionar em situações de emergência, enquanto nas consultas externas apenas dois dos cerca de 40 médicos estiveram esta manhã ao serviço.
O hospital garante que o serviço de urgência está a funcionar com normalidade devido aos serviços mínimos.
A Ordem dos Médicos já esteve no Amadora-Sintra, tendo detectado que os serviços mínimos acordados para o período de greve "são tecnicamente aceitáveis", embora "os recursos médicos alocados para o serviço de urgência não estejam a ser cumpridos no período de normal funcionamento da instituição". "Esta discrepância deverá ser colmatada pela sociedade gestora de forma a proporcionar às populações um atendimento nas urgências de molde a minimizar os riscos e garantir a segurança dos doentes", defende a Ordem dos Médicos.
Os médicos do Amadora-Sintra reivindicam o aumento de salários e do valor pago pelas horas extraordinárias, o que a administração da unidade contesta por implicar um crescimento de custos que considera insustentável.
Em causa está a renegociação do acordo de empresa que o Hospital Fernando da Fonseca assinou com o SIM em 1999, com efeitos retroactivos a 1998, e que a estrutura sindical quer actualizar.

publico.pt
Onde é que este país vai para...!?

21 de janeiro de 2005

Medicamentos para Emagrecer : Riscos


hdl.jpg Posted by Hello

Muito se tem discutido a respeito das drogas utilizadas no tratamento da obesidade. Vários especialistas são contra o uso de certas drogas, bem como, alertam para o abuso que muitos indivíduos, ou mesmo profissionais não-especialistas, andam cometendo.
É comum que uma pessoa que deseja emagrecer procure a farmácia em busca de uma solução rápida, como se tomar determinado "remédio" fosse o necessário para alcançar o seu peso ideal achando que, se deu certo com um "colega" dará também consigo.
Porém, por trás dessa ilusória rápida perda de peso, se escondem efeitos colaterais e insucesso.
Hoje os especialistas e várias pesquisas já mostraram que o uso de drogas para emagrecer não é suficiente para uma perda de peso permanente, saudável e eficiente.
A obesidade é multifatorial (gerada por vários fatores como sedentarismo, aspectos emocionais, etc) e num plano para perda de peso devem estar envolvidos :
mudança nos hábitos alimentares,
atividade física ,
apoio psicológico
e , em alguns casos especiais,o médico (obesidade mórbida).
Em relação ao uso de medicamentos, já está bem estabelecido que em indivíduos muito obesos (obesidade mórbida) e com complicações de saúde, há uma indicação para o uso de drogas para a perda de peso. O Royal College of Physicians da Inglaterra recomenda que medicamentos para emagrecer sejam usados somente para adultos com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 30 e que já tenha tido fracasso na perda de 10% de seu peso através de uma combinação de dieta, exercício e mudança de comportamento.Ou seja, o primeiro passo para emagrecer é dieta, exercício e mudança de hábito. A medicação , usada só em casos especiais como já foi dito, não deve ser o único meio de tratamento. Ela deve estar associada a dieta + exercícios, para que quando da suspensão gradual do medicamento, o novo peso seja mantido Na maioria dos casos ,a reeducação alimentar , associada a um programa de atividade física personalizado, orientados por profissionais capacitados (personal trainer e nutricionista e com apoio terapêutico), trazem resultados eficientes de emagrecimento sem prejuízos á saúde (ao contrário, melhorando-a), num curto espaço de tempo e, por toda a vida.

Andropausa:a menopausa masculina

Você sabia que homem também entra na menopausa? Se não sabia, não se envergonhe. A medicina só descobriu o problema recentemente.

Há pouco tempo, pensava-se que depois de certa idade, era normal o homem ficar mais triste, apático e apresentar perda do desejo sexual, enfim, características atribuídas à velhice. Diferentemente do que ocorre com a menopausa feminina, um verdadeiro martírio, os sintomas físicos da andropausa são mais sutis, não sendo observados, com facilidade. O Urologista do HMB, Dr. Luiz Dorley Fioravante, explica que como o assunto é novo, ainda está em estudo e não há consenso entre os especialistas.
“A andropausa é um período no qual alguns homens apresentam sintomas decorrentes da diminuição dos níveis de testoterona. Essa diminuição é fisiológica e ocorre em aproximadamente 1% ao ano, após os 40 anos. Depois dos 50 anos, 40 % dos homens apresentam sintomas sugestivos de queda dos níveis de hormônios. Não existe, no entanto, um consenso sobre como e se é necessário tratar, uma vez que os efeitos colaterais da reposição hormonal masculina são grandes”.
Reconhecendo o problema
Embora já tenham sido confundidos com depressão, os sintomas mais comuns são: desinteresse sexual, problemas de ereção, falta de concentração e de memória, queda de pêlos pubianos, insônia, perda de peso e depressão. Em casos extremos, a queda da testosterona pode chegar a provocar osteoporose.
“Se um homem apresentar essas queixas que aparecem em geral de forma lenta e progressiva, deve procurar um especialista que fará um exame de dosagem hormonal para saber como estão os níveis de testosterona”, acrescenta Dr. Luiz.
Quando tratar
O tratamento é recomendável somente quando a queda hormonal for acentuada. “Essa reposição deve ser feita, porém, sob rigoroso acompanhamento médico e cercado de todos os cuidados”, frisa. Mas, por quê?
Porque assim como o hormônio feminino, a testosterona sintética (aquela que é produzida em laboratório) apresenta também consideráveis efeitos colaterais. O principal problema é o aumento das possibilidades de um homem apresentar tumor de próstata. “Esse tumor necessita do hormônio masculino para se desenvolver”, diz. Se o homem tiver um câncer oculto ou uma predisposição, então a reposição hormonal vai acelerar o seu desenvolvimento. Nesses casos, a reposição está totalmente contra-indicada. Outro efeito colateral importante é a alteração da função do fígado provocada pela testosterona, quandoadministrada por via oral. “Existe aumento da predisposição de desenvolver doenças cardiovasculares e o próprio aumento de volume da próstata, que causa ou intensifica problemas urinários como a dificuldade para urinar”, acrescenta.
O Urologista alerta que a qualquer sintoma, o médico deve ser sempre procurado. “Embora a andropausa atinja com maior intensidade os fumantes, os alcoólatras e todos que apresentam doenças crônicas, como diabetes melito, doenças coronarianas, hipertensão arterial e obesidade, somente um profissional sabe indicar a melhor forma de tratamento e sua necessidade”, diz. “A principal contra-indicação é tomar hormônios por conta própria, sem acompanhamento médico”, finaliza.

Dr. Luiz Dorley Fioravante

Amigos padres... se não querem ajudar também nao incomodem...


sueno-de-amor-I.jpg Posted by Hello

Vaticano e Igreja portuguesa mantém veto ao preservativo

Manuela Paixão
Roma

O Vaticano mantém a condenação do preservativo e diz que foram mal interpretadas as palavras do porta-voz da Conferência Episcopal espanhola, Martinez Camino, que admitiu o uso deste contraceptivo num "contexto de prevenção integral e global da sida", acrescentando que será feito um esclarecimento. A Conferência Episcopal Portuguesa e o Patriarcado não comentam a situação por agora, esperando pelo texto integral das declarações do bispo espanhol. No entanto, voltam a sublinhar a recusa dos métodos contraceptivos de "barreira física".Em Roma, monsenhor Redrado Marchite, secretário do Conselho Pastoral da Saúde italiano, defendeu "não existir nenhuma novidade. Nada mudou. A Igreja espanhola continua no coração da Igreja Católica Romana. Duvido que o porta-voz da Conferência Episcopal espanhola se tenha pronunciado a favor do uso do preservativo. Apenas disse que existem 40 modos e instrumentos sugeridos pelos cientistas e biólogos para combater a sida, o preservativo é um entre muitos".Monsenhor Redrado Marchite disse ainda que falou pessoalmente com «o padre Martinez Camino que revelou estar a preparar uma nota de esclarecimento sobre o significado e dimensão das suas palavras no final do encontro com a ministro da Saúde espanhola. Acrescentando "Esta manhã recebi telefonemas de pessoas preocupadas com esta presumível abertura de Espanha ao uso do preservativo. É urgente falar claro. Nem tudo o que se produz nos laboratórios científicos pode ser usado. A religião católica não admite o uso do preservativo».


Porque nem tudo são desgraças...!

Idosos de Frielas não esperam por consulta

Catarina Fernandes Loures

Receber uma consulta médica sem ter que esperar durante horas parece ser algo difícil de conseguir a baixo custo. No entanto, isso passou a ser uma realidade para muitos idosos de Frielas, no concelho de Loures, desde que a junta de freguesia criou um serviço de apoio à terceira idade, que disponibiliza consultas médicas, no posto de enfermagem da autarquia. Duas vezes por mês, durante uma hora, os mais idosos podem ser consultados sem qualquer tipo de confusão. Não têm que andar em transportes públicos, porque o posto de enfermagem fica situado mesmo no centro da localidade, e não têm que estar no local com muitas horas de antecedência dado que a consulta está garantida por uma inscrição prévia. De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Frielas, Álvaro Cunha, o objectivo é apenas o de facilitar a vida aos idosos. "Estávamos a constatar que havia um grande número de pessoas de idade que tinha que ficar horas à espera de consulta no centro de saúde", refere, "quando, ainda para mais, se trata de utentes com muitas carências e alguns problemas de mobilidade". "O nosso intuito", acrescenta Álvaro Cunha, "é que as pessoas venham mais ao médico e estejam mais a par da sua saúde, porque desconfio que muitos dos utentes que agora se inscreveram há anos que não iam a um consultório". A necessidade de um serviço como este levou a que, em apenas uma hora, se tenha esgotado o número de consultas possível para este mês. Com o custo simbólico de um euro, as consultas têm lugar duas vezes por mês, às terças-feiras, no período entre as 19.00 e as 20.00.

o meu 1º estágio


isave.jpg Posted by Hello

Reflexão sobre o estágio

O estágio de uma forma geral correu bem. As instalações apresentadas pelo lar são aparentemente boas, pois não tive a acesso a todas as unidades do lar, contudo pelo que vi parecem ser bastante boas.
A nossa recepção por parte do lar também foi muito positivas, todos foram muitos simpáticos, muito hospitaleiros. Todos os funcionários foram de uma simpatia impar.
Quanto ao meu trabalho, penso que poderia ter feito mais, ficou muito aquém do que esperava, ou seja, estava a contar que o trabalho que me esperava no lar fosse mais dinâmico e não tão sociocultural. Não foi para mim tão interessante quanto o que eu ao principio esperaria, pois foram prestados muito poucos cuidados de saúde por mim, gostar de ter agido mais no campo dos cuidados de saúde, penso que este facto poderia ser contornado se tivéssemos oportunidade de ter mais acesso aos cuidados e não estivéssemos tão limitados pelos conhecimentos académicos.
Surgiram muitas duvidas ao longo do estagio, quer no eu diz respeito aos poucos cuidados de saúde que prestamos como á formulação das notas de enfermagem, a linguagem e um pouco difícil de compreender, contudo com a ajuda a orientadora, dos técnicos de saúde do lar, dos meus colegas ,e através de pesquisa bibliográfica, penso ter ultrapassado este facto.
Uma coisa que não correu muito bem foi, o local onde nos trocávamos, onde vestíamos a farda, primeiro o armário que dispuseram era muito pequeno e alem disso não tínhamos muitas condições quer de higiene, quer de privacidade, penso que, poderia ter-se arranjado outra opção, contudo como não conheço a dinâmica lar a 100% não estou em condições de propor uma alternativa.
As actividades de animador sociocultural foram interessantes, e muito divertidas, na minha opinião na maioria dos utentes gostaram da nosso presença, quanto a mim eu gostei, apesar de achar que não fomos bem aproveitados, mas isso fica aquém do que posso fazer, pois não são decisões minhas.

Hipertensos desconhecem a sua doença


sorriso_coraçao.jpg Posted by Hello


Dois milhões de portugueses (um em cada cinco) tem tensão arterial alta, mas só metade destes sabe que se encontra no grupo de risco de sofrer uma doença cardiovascular, a principal causa de morte em Portugal, revela a Fundação de Cardiologia.O excesso de peso e a obesidade, consequências de uma má alimentação e da falta de exercício físico, são os principais factores que conduzem à hipertensão, a grande causa dos acidentes vasculares cerebrais (AVC), doenças coronárias e insuficiência renal.Segundo Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, em declarações à agência Lusa, «a adopção de um estilo de vida saudável pode prevenir, pelo menos em parte, o aparecimento de hipertensão». Dos cerca de um milhão de portugueses que sabe ter a tensão arterial elevada, apenas um quarto está medicado e um sexto controlado, de acordo com a Fundação.Neste sentido, um estudo americano, divulgado ontem pela revista médica britânica Lancet, estima que 1 560 milhões de pessoas em todo o mundo vão sofrer de hipertensão em 2025 um terço da totalidade dos adultos.

20 de janeiro de 2005

Super Interessante


almodovar.jpg Posted by Hello


http://compingadesangue.weblog.com.pt/
http://enfermaticando.weblog.com.pt/
http://enfermeirame.blogs.sapo.pt/
http://falando-enfermagem.blogspot.com/
http://www.forumenfermagem.org/
http://conversamos.blogspot.com/

SILENCIO E TANTA GENTE




1984
-
"Silêncio
e tanta gente", Maria Guinot
(CLIKEM)


AS VEZES � NO MEIO DO SILENCIO
QUE DESCUBRO O AMOR EM TEU OLHAR
� UMA PEDRA
OU � UM GRITO
QUE NASCE EM QUALQUER LUGAR
AS VEZES � NO MEIO DE TANTA GENTE
QUE DESCUBRO AFINAL AQUILO QUE SOU
SOU UM GRITO
OU SOU UMA PEDRA
DE UM LUGAR ONDE N?O ESTOU
AS VEZES SOU TAMB�M
O TEMPO QUE TARDA EM PASSAR
E AQUILO EM QUE NINGU�M QUER ACREDITAR
AS VEZES SOU TAMB�M
UM SIM ALEGRE
OU UM TRISTE NAO
E TROCO A MINHA VIDA
POR UM DIA DE ILUS?O
AS VEZES � NO MEIO DO SILENCIO
QUE DESCUBRO AS PALAVRAS POR DIZER
� UMA PEDRA
OU � UM GRITO
DE UM AMOR POR ACONTECER
AS VEZES � NO MEIO DE TANTA GENTE
QUE DESCUBRO AFINAL P?RA ONDE VOU
E ESTA PEDRA
E ESTE GRITO
SAO A HIST�RIA DAQUILO QUE EU SOU


MARIA GUINOT

19 de janeiro de 2005

DEIXA-ME SONHAR (S� MAIS UMA VEZ)


pi0992.jpg Posted by Hello


LEVA O SOL, LEVA O MAR
LEVA CONTIGO A LUZ DO MEU LUAR
LEVA O AMANHECER
DO C�U, LEVA A COR
DEIXA O ANOITECER, E A MINHA DOR
MAS QUANDO FORES...
DEIXA-ME SONHAR
S� MAIS UMA VEZ
PENSAR QUE VAIS FICAR SEMPRE JUNTO A MIM
FAZ-ME ACREDITAR
S� MAIS UMA VEZ
QUE EU AINDA SOU TUDO PARA TI
LEVA O AR QUE EU RESPIRO
DEIXA A MINHA VIDA
SEM SENTIDO...
LEVA O MEU SORRISO, O MEU CORA�AO
LEVA O MEU DESTINO, NA TUA MAO
E QUANDO FORES...
DEIXA-ME SONHAR
S� MAIS UMA VEZ
PENSAR QUE VAIS FICAR SEMPRE JUNTO A MIM
FAZ-ME ACREDITAR
S� MAIS UMA VEZ
QUE EU AINDA SOU TUDO PARA TI
E SE O TEMPO NAO PASSAR
NOS TEUS BRA�OS � ONDE EU QUERO FICAR
DEIXA-ME SONHAR
S� MAIS UMA VEZ
PENSAR QUE VAIS FICAR SEMPRE JUNTO A MIM
FAZ-ME ACREDITAR
S� MAIS UMA VEZ
QUE EU AINDA SOU TUDO PARA TI.

LAURA SANTOS E RAQUEL MARQUES

A dor da 1 perda...!

Esta senhora foi a minha primeira utente, no meu primeiro est�gio, era uma senhora simp�tica, cheia de carinho para dar(...) Faleceu na passada semana, e com ela descobri a dor da 1 perda profissional (...) porque ningu�m � de ferro e porque faz parte da vida e essencialmente da profissao que escolhi(...) � necess�rio ser forte (...) pensara eu que iria ser diferente, mas a verdade � que apesar de tudo d�i... e espero que cada perda doa, porque o dia em que nao sentir nada significa que deixei de ser um bom profissional(...)
Esta Profissao exige alma, cora�ao, for�a, humildade, sinceridade, (...)
Por isso a admiro tanto (...)
N?o quero mudar nada nem ningu�m (...) mas cada dia penso que � necess�ria uma mudan�a (...) eu estou pronto para mudar!

A D. Bel�m um grande sentimento, com desejo de onde quer que se encontre ... que tenha o que lhe faltou aqui...
O meu muito obrigado pelo carinho (...)


200-0017.jpg Posted by Hello


Os valores da Vida...!

18 de janeiro de 2005

A FESTA DA VIDA


1972
-
"Festa
da vida", Carlos Mendes
(CLIKEM)


QUE VENHA O SOL
O VINHO AS FLORES
MAR�S CAN�?ES TODAS AS CORES
GUERRAS ESQUECIDAS POR AMORES
QUE VENHAM J� TRAZENDO ABRA�OS
VISTAM SORRISOS DE PALHA�OS
ESQUE�AM TRISTEZAS E CANSA�OS;
QUE TRAGAM TODOS OS FESTEJOS
E NINGU�M SE ESQUE�A DE BEIJOS
QUE TRAGAM PRENDAS DE ALEGRIA
E A FESTA DURE AT� SER DIA;
QUE N?O SE PRIVEM NAS DESPESAS
AFASTEM TODAS AS TRISTEZAS
P?O VINHO E ROSAS SOBRE AS MESAS;
QUE TRAGAM COBERTORES OU MANTAS
O VINHO ESCORRA PELAS GARGANTAS
E A FESTA DURE AT� ?S TANTAS;
QUE VENHAM TODOS DE VONTADE
SEM SE LEMBRAREM DE SAUDADE
VENHAM OS NOVOS E OS VELHOS
MAS QUE NENHUM ME D? CONSELHOS!

JOS� NIZA

CAMINHOS SINGELOS



De m?o beijada,
Me d�s um abra�o,
Me beijas a alma,
Me salvas do nada
N?o quero voltar,
Sem comigo te levar.
Tra�aste caminhos,
Pequenos singelos,
Para que eu passasse,
E depressa chegasse.
N?o quero voltar,
Sem comigo te levar.
Sem ti
Nada vale a pena,
Sem ti,
Sem ti.
Sem ti
Nada vale a pena,
Sem ti,
Sem ti.
De m?o beijada,
Me d�s um abra�o,
Me beijas a alma,
Me salvas do nada
N?o quero voltar,
Sem comigo te levar.
Tra�aste caminhos,
Pequenos singelos,
Para que eu passasse,
E depressa chegasse.
N?o quero voltar,
Sem comigo te levar.
Sem ti
Nada vale a pena
Sem ti,
Sem ti.

ROSETE CAIXINHA

Porque existem pessoas que merecem...



Porque existem pessoas que merecem, o meu muito Obrigado pelo apoio que me deram no meu percurso, atr�s do sonho...



Ao meu pai;
? Minha M?e;
Aos Meus Irm?os;
Aos Meus Av�s;
Aos Meus Tios;
Aos Meus Amigos;
Ao Telmo;
Ao Paulo;
� Xana;
� M? Joana;
� Anabela;
� Eliana;
� Patr�cia;
�s S�nias;
� Eug�nia;
� Magalie;
Ao Irm?o Augusto;
Ao Irm?o Vitor;
Ao Irm?o Jorge;
A todos os Irm?os Hospital�rios de S. Jo?o de Deus;
Ao S. Jo?o de Deus;
A Todos os que me apoiaram nos dificeis momentos que passei na Universidade do Algarve;
Aos Amigos que deixei no Algarve;
A todos os que gostam de mim, ou me admiram de alguma forma, e dos quais eu possa ter esquecido...



o meu muito Obrigado...!

Longe Do Mundo...!






Eu n?o sei se vais ouvir-me
Se est�s ai ou n?o
Eu n?o sei se compreendes
Esta minha ora�?o
Se eu p'ra ti sou uma estranha
Que o cora�?o perdeu
� ao ver-te que eu pergunto
Se ja foste como eu
Longe do mundo, perto de ti
Pe�o conforto de quem eu fugi
Perdida, esquecida eu oro a ti
Longe do munda mas perto de ti
Pe�o conforto e nada mais
Na voz dos que sofrem padecem sinais
V?m de longe e chegam por fim
Quem vai ouvi-los? quem sofre assim?
Eu na? sei se vais lembrar-te
De um cora�?o tao s�
Cora�?o t?o vagabundo
Que perde, chora, todos os dias
Longe do mundo mas perto de ti
Pe�o conforto de quem eu fugi
Venho de longe e chego por fim
Quem vai ouvir-me chama assim
Perdida, esquecida, aqui ao orar
Longe do mundo mas perto de ti...

Sara Tavares

O caminho da Felicidade...!

Ol�...!

O meu nome � Andr� Antunes, tenho 25 anos, sou Natural de Fafe Distrito de Braga, Portugal...
Durante 5 anos andei atr�s de um sonho que parecida cada segundo/minuto/hora/dia/semana/m?s/ano, mais longe...
Cheguei a desesperar e fiz asneiras, asneiras que sabia que n?o me iriam resolver o problema, mas que iriam sim por fim a tudo o sofrimento, felizmente tive um ANJO que n?o permitiu que nada de mal acontecesse comigo e hoje... quem vos escrve e um Jovem FELIZ... porque alcan�ou na vida o que sempre desejou...
O meu sonho era ser Enfermeiro...
Depois de muitos anos sem conseguir entrar na faculdade de Enfermagem, em 2004 esse dia chegou e com ele o MELHOR DIA DE TODA A MINHA VIDA AT� HOJE...

AMO...
VENERO...
ADORO...
ADMIRO...
RESPEITO...

A ENFERMAGEM...


" A Minha vida � a Enfermagem, e a Enfermagem sou eu..."

(Andr� Antunes) (2005)



Para reflectir...!

"Todos somos educandos e o nosso educador é a vida e o Tempo..."
" All are students and our educator is the life and the Time. . . "