22 de dezembro de 2005
Feliz Natal...
Mais uma vez se aproxima o Natal... e com ele o inferno das compras e dos presentes... cada vez mais o consumismo ta na baila... e não há crise que o detenha...
Feliz natal
20 de dezembro de 2005
ainda dizem mal da inquisição... " viva lá tortura"
A artista também levou para casa os troféus de Vídeo do Ano, por 'La Tortura', que interpreta com o espanhol Alejandro Sanz, Melhor Artista Feminina, Melhor Artista Pop e Melhor Artista da Zona Central.
Os prémios internacionais foram atribuídos aos Green Day, que venceram o galardão para Melhor Artista de Rock Internacional, Gwen Stefani como Melhor Artista Pop Internacional, My Chemical Romance como Melhor Artista Revelação e os Black Eyed Peas como Melhor Artista de R&B.
A cerimónia de entrega dos prémios da MTV América Latina tinha sido cancelada devido à passagem do Furacão Wilma, em Outubro passado, pelo México, mas a estação televisiva transmitirá um especial em homenagem aos premiados na próxima Quinta-feira, 22 de Outubro.
9 de novembro de 2005
Recolha de tinteiros e toners para ajudar a Fundação do Gil
A partir da próxima segunda-feira, dia 1 de Agosto, as Farmácias Portuguesas estão prontas a receber tinteiros e toners vazios de impressoras e faxes, apoiando a «Campanha de Recolha da Fundação do Gil».
A campanha tem a duração de um ano, que pode ser renovável, beneficiando da cobertura farmacêutica eficaz das cerca de 2800 farmácias do país. Até ao final de 2005, a campanha pretende recolher 200 mil tinteiros e toners vazios.
Para contribuir, será apenas necessário entregar tinteiros ou toners nas farmácias associadas, que receberam informação e recipientes próprios de recolha. A campanha em curso permitirá à Fundação do Gil angariar apoios financeiros, necessários ao desenvolvimento dos seus projectos.
A Fundação do Gil presta assistência a crianças e jovens que, por várias razões, se encontram internados durante períodos prolongados, em unidades hospitalares, prisionais ou outras. Desde a altura da sua criação em 1999, a Fundação realiza, participa ou patrocina acções de carácter social, educativo, cultural artístico e científico.
A participação das Farmácias Portuguesas na «Campanha de Recolha da Fundação do Gil» demonstra, uma vez mais, o papel responsável e activo destes estabelecimentos de saúde pública, colaborando empenhadamente em iniciativas promotoras de valores sociais e ambientais.
29 de Julho de 2005
www.sapo.pt
15 de outubro de 2005
Harry Potter e o Príncipe Misterioso ( Harry Potter and the half-blood Prince)
Voldemort está mesmo de volta! Esta é a terrível confirmação que agita o início do sexto ano na escola de feitiçaria de Hogwarts. O crescente poder maléfico de Voldemort e do seu vasto exército de Devoradores da Morte é cada vez mais visível, não só no mundo da Magia como no mundo dos Muggles. Agora, mais do que nunca, é necessário reunir forças para combater o mal, e, para isso, Harry e Dumbledore visitam o passado misterioso de Voldemort e o coração da magia negra, e desvendam alguns segredos verdadeiramente espantosos. Mas são muitos mais os enigmas que Harry terá de resolver, entre eles, um muito em especial – quem é o príncipe misterioso a quem pertenceu o livro sobre poções que Harry recebeu e que revela conhecimentos poderosíssimos e letais? Poderá contar com ele como aliado ou será mais um inimigo a vencer? Neste penúltimo livro da série, as forças são testadas até ao limite, e Harry terá de apelar a toda a sua coragem e determinação para prosseguir na luta contra o poderoso senhor das trevas!... Será que vai conseguir?
Já se encontra este livro a venda desde as 00.00 de dia 15 de Outubro...
eu já tenho o meu e tu?
2 de outubro de 2005
"Batalha de Arroz num Ringue para Dois"
Resumo do Evento:
Escrita em 1984, no auge da corrente denominada teatro-besteirol, Batalha de Arroz num Ringue para Dois de Mauro Rasi é uma comédia hilariante sobre as agruras da vida a dois. Um casal emblemático, Nélio e Ângela atravessam quatro fases no conturbado casamento:
Bodas do Ciúme
Bodas da Egolatria
Bodas da Supressão e
Bodas da Paixão.
Nesses quatro movimentos (perfeitamente de acordo com a dramaturgia do teatro-besteirol, essencialmente um teatro de esquetes) Mauro Rasi, com seu diálogo ágil e certeiro devassa a intimidade do casal expondo, sempre sob a ótica da comédia, o nervo central desta relação.
Claudia Raia e Miguel Falabella emprestam seus talentos para as personagens de Rasi, num encontro de amigos e actores afinados com o género.
Batalha de Arroz num Ringue para Dois é um espectáculo que assegura ao espectador deliciosos momentos de entretenimento, com doses maciças da verve do saudoso e queridíssimo dramaturgo Mauro Rasi, falecido no ano de 2003.
Este é um espetaculo digno de se ver... a Claudia Raia é sem dúvida alguma um brilharete eu estive presente no dia 1 de Outubro de 2005 em Guimarães e aconselho a todos os que possam que vejam este espectaculo pois vale a pena...
Parabens Cláudia
Parabens Miguel
Parabens Centro cultural Vila Flor por trazer um especatulo com esta grandiosidade a Cidade de Guimarães...
26 de setembro de 2005
As autárquicas 2005 - Politica negra
19 de setembro de 2005
bESTAS A vISTA DESARMADA...
Com o início de mais um ano académico... mais um rodada de novas tropas para o nosso ensino superior... com tudo isto aí vêm umas semanas de ramboia antes de começar a estudar a sério...
Com isto quero desejar a todos os que iniciam este ano o percurso superior toda a sorte do mundo e aproveitam bem estes tempos iniciais pois são irrepetiveis... e podem pensar que não mas são extremamente marcantes...
8 de setembro de 2005
27 de julho de 2005
Os Direitos dos doentes
Sabia que tem o direito de aceder a todo o tipo de informação no que se refere ao seu estado de saúde? Provavelmente, já tinha conhecimento. Mas poderá não saber que este é, apenas, um de 14 direitos do doente pertencentes à Carta Europeia dos Direitos dos Utentes.
Se pertence ao grupo dos néscios relativamente à dita Carta não desespere! Não se trata de uma minoria. A comprová-lo existe um estudo sobre os 14 direitos, cujos resultados foram apresentados em Bruxelas.
O estudo, organizado pela Active Citizenship Network (ACN), procurou avaliar a forma como os direitos são respeitados em 15 países da União Europeia. Efectivamente, apenas 12 países responderam ao desafio: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia, Holanda, Irlanda, Inglaterra, Itália e Portugal, Suécia.
Para tal, aquela organização internacional contou com a colaboração de entidades dos países envolvidos. Ficou encarreguada de averiguar a situação portuguesa a «Sempre Bem», associação para a promoção do bem-estar.
Ora, comparando Portugal com os restantes países, foi o estado-membro onde se registou um maior desconhecimento geral sobre a aplicação prática dos 14 direitos dos pacientes.
«Analisando os factos, há a destacar o desconhecimento generalizado da Carta Europeia dos Direitos dos Utentes, bem como o incumprimento ou deficiente cumprimento da maioria dos direitos naquilo que é visível para os cidadãos e agentes de saúde», diz o Dr. Álvaro Cidrais, presidente da «Sempre Bem», apontando outras conclusões do estudo português:
«Se, por um lado, existem medidas de gestão hospitalar relacionadas com estes direitos nos Hospitais SA, por outro, há uma falta de transparência destas medidas para o cidadão comum e para os agentes de saúde.»
Mas nem tudo são espinhos. De acordo com a pesquisa, constatou-se haver muito espaço para a divulgação da Carta em Portugal e vontade do Estado em contribuir para esta divulgação.
Existe, ainda, um ponto de partida interessante para o desenvolvimento de projectos de cidadania activa nesta área. Resta, pois, trabalhar no sentido de divulgar os direitos.
Chegar a estas conclusões foi possível graças à colaboração de seis personalidades-chave ligadas ao sector da saúde. Estas responderam a questionários que permitiram à «Sempre Bem» elaborar o estudo português integrado no relatório final da ACN.
22 de junho de 2005
António Damásio vence Prémio das Astúrias de Investigação
Desde já muitos parabéns...!
Uma notícia para acompanhar na SIC Notícias e em www.sic.pt
21 de junho de 2005
18 de junho de 2005
8 de maio de 2005
Esquizofrenia: informação geral
A esquizofrenia é uma doença mental bastante comum em todo o mundo, em que ocorre uma cisão com a realidade, condicionando por isso os pensamentos, o comportamento e a relação do indivíduo com os outros.
Incidência da esquizofrenia
É uma doença que afecta entre 1% a 1,5% da população mundial, afectando igualmente homens e mulheres. A idade da sua manifestação ocorre entre os 15 e os 25 anos para os homens e entre os 25 e 30 anos para as mulheres.
Causas da esquizofrenia?
Não se descobriu ainda uma causa para esta doença. O que se sabe hoje em dia, é que provavelmente a esquizofrenia é uma doença multifactorial, em que estão envolvidos factores genéticos, neuroquímicos, ambientais e de personalidade.
Sintomas da esquizofrenia?
A esquizofrenia pode manifestar-se de uma forma súbita através de um surto psicótico, ou através de uma forma insidiosa que pode durar meses ou até anos. Quando o seu aparecimento é insidioso, pode muitas vezes passar despercebido para os pais, família, amigos e professores.
O seu aparecimento surge normalmente na adolescência, ou início da vida adulta. Os sintomas podem ser:
Ideias delirantes;
Alterações da forma do pensamento;
Alucinações;
Roubo e divulgação dos pensamentos;
Auto-relacionamento;
Humor;
Isolamento social;
Comportamentos bizarros ou inadequados;
Desmotivação e desinteresse.
Diagnóstico da esquizofrenia?
Ao contrário de outras doenças orgânicas como, por exemplo, numa infecção urinária em que é possível detectar o agente através de exames laboratoriais e definir logo à partida um tratamento eficaz, na esquizofrenia o diagnóstico é mais complexo e tem que ser feito numa perspectiva longitudinal (ao longo do tempo).
O diagnóstico só pode ser feito pelas manifestações clínicas da doença, uma vez que não é possível efectuá-lo através de exames laboratoriais ou imagiológicos (TAC, raios X, RM, etc.).
O papel do doente e da família
Deve ser dada toda a informação sobre a doença ao doente esquizofrénico, de uma forma simples e compreensível. O doente com esquizofrenia deverá ter um papel activo no tratamento e controlo da sua doença.
Assim, o doente deve seguir os seguintes conselhos:
Evitar o consumo excessivo de álcool;
Evitar o abuso de substâncias com drogas psicoactivas;
Tomar a medicação regularmente;
Respeitar a medicação prescrita;
Estar atento aos sinais de suspeita de recaída.
1 de maio de 2005
Dor nas crianças - combater o mito de que é mau acabar com a dor nos mais pequenos
Dor é uma palavra curta que assusta. Há quem a suporte com maior ou menor dificuldade, mas é sempre um fardo.
Existe sob diversas formas e, entre outras particularidades, também não escolhe idades. Está lá para os adultos, mas também para as crianças.
«É falso passar a ideia de que as crianças pequenas não sentem dor. Sabe-se hoje que mesmo os prematuros estão suficientemente desenvolvidos para sentir e reagir à dor. À custa deste pensamento errado, muitas crianças sofreram ao longo dos tempos, sem que nada fosse feito.»
«Para além disso, o receio dos efeitos secundários da terapêutica analgésica levou a que a dor da criança fosse subtratada ou mesmo completamente ignorada», sustenta o Dr. Carlos Couceiro, director do Serviço de Anestesiologia do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC).
A dor aguda nos mais pequenos corresponde a uma realidade particular, identificada, inevitável, mas ultrapassável com recurso aos métodos correctos.
No entanto, comporta sempre uma espécie de ansiedade por parte dos profissionais de saúde: acabar com semblantes tolhidos, secar ou evitar lágrimas, ainda conceder conforto quando pouco mais é possível. São tarefas «para ontem».
O HPC desenvolveu, a partir de 1997, um programa de combate à dor aguda pós-operatória, o que colocou os anestesistas em contacto mais próximo com este tipo de doentes tão sensíveis. Por ano, passam por ali cerca de 3000 crianças que, por diferentes motivos, precisam de um atendimento especializado que lhes conceda alívio.
27 de abril de 2005
hoje foi o 1º dia do resto da minha vida...
hoje teve inicio o meu estágio de 2º ano, apesar de não ter feito nada no hospital ( pois foi apenas apresentação da instituição e do serviço ) foi muito bom. Não aguento de ansiedade para chegar o dia 2 e começar de facto a meter as mãos na massa. Somos 18 estagiários divididos em grupos de 6 por três serviços destes seis 3 ficam num turno e 3 noutro turno. Eu fiquei na medecina, e de facto estou desejando muito meter as mãos na massa, começar a trabalhar, a socializar-me com os outros enfermeiros e técnicos de saúde... assim como com os utentes do hospital...
O horário de trabalho é de 7 horas diárias, um turno pega as 8.30 e larga por volta das 15 horas e o outro pega as 15 e larga por volta das 21 horas.
Este é o meu local de estágio...
Hospital de S. José
A primeira pedra para a construção do hospital de S. José de Fafe foi lançada a 6 de Janeiro de 1859, tendo iniciado a sua actividade a 19 de Março de 1863, embora apenas com uma enfermaria para atendimento de doentes que não tinham possibilidades para serem tratados em casa, vindo posteriormente a alargar as suas instalações e a melhorar os seus serviços.
A edificação deste imóvel resultou da iniciativa do Dr. Miguel Soares e seu filho José Florêncio Soares e do caridoso apoio dos brasileiros fafenses que, deitando mãos à obra para angariação de fundos, viria também a ter o apoio da autarquia, que cedeu o terreno, e de todos os fafenses quiseram dar os seus préstimos.
Esta construção, entretanto entregue à Irmandade da Sta. Casa da Misericórdia, seguiu o projecto do Hospital da Beneficência do Rio de Janeiro.
26 de abril de 2005
Euro Grécia
download da música da grécia : http://s44.yousendit.com/d.aspx?id=3RR36BVPIMP3Q2MJ92F9PTU07F
a letra da música :
My Number One
Music: Christos Dantis
Lyrics: Christos Dantis - Natalia Germanou
You're my lover
undercover
You're the most impressive person I discovered
You're delicious
So capricious
If I find out you don’t want me I'll be vicious
Say you love me
and you'll have me
In your arms forever and I won't forget it
Say you miss me
Come and kiss me
Take me up to heaven and you won't regret it
You are the one
You're my number one
The only treasure I'll ever have
You are the one
You're my number one
Anything for you 'cause you're the one I love
You're my lover
undercover
You're the most impressive person I discovered
You're a fire
and desire
When I kiss your lips, you know, you take me higher
You're addiction
my conviction
You're my passion, my relief, my crucifixion
Never leave me
And believe me
You will be the sun into my raining season
Never leave me
And believe me
In my empty life you'll be the only reason
23 de abril de 2005
A Gata vai morrer de novo na Universidade do Minho
22 de abril de 2005
Euro Hungria
Gostavas de ter esta música ou ouvi-la não exites clica no link e saca-a para ti...
http://s9.yousendit.com/d.aspx?id=0A76D90FAU9VT1PWWWA0S1TXX3
letra da canção
FOROGJ, VILÁG!
Forogj, világ!- sodorj a fényre,
Vagy nem élek holnap már!
Vad éjszakád megöl-, bár csókkal vár...
Ne bánts, világ!- ne ölelj, ne érezz-,
A szerelmed jobban fáj!
Ne játssz, világ!- eressz, ha boldog táj hív!
HÁJNÁNE...
ELVÁGYOM RÉGES-RÉGEN MÁSHOVÁ!
HÁJNÁNE...
NEM LÁTOK FÉNYT, NEM VÁROK RÁ!
HÁJNÁNE...
ELTÛNÖK ÉGEN-FÖLDÖN, BÁRHOVÁ!
HÁJNÁNE...
ÍGY VÁLHAT MINDEN BÁNAT ÁLOMMÁ...
Forogj, világ!- sötétben fázom-,
A remények végén jársz.
Bolond világ: tüzelsz, de jéggé válsz...
Ne bánts, világ!- utad nem járom-,
Ne kérj, ne hívj, ne láss!
Ne bánd, világ!- tiéd lett minden más szív...
HÁJNÁNE...
ELVÁGYOM RÉGES-RÉGEN MÁSHOVÁ!
HÁJNÁNE...
NEM LÁTOK FÉNYT, NEM VÁROK RÁ!
HÁJNÁNE...
ELTÛNÖK ÉGEN-FÖLDÖN, BÁRHOVÁ!
HÁJNÁNE...
ÍGY VÁLHAT MINDEN BÁNAT ÁLOMMÁ...
21 de abril de 2005
Antena 3 esteve no Isave...
No dia 21 de Abril, os Toranja, Wraygunn Kussondulola, Expensive Soul e os Blister sobem ao palco e a festa é gratuita.
O local escolhido é o Instituto Superior de Saúde do Vale do Ave e os concertos começam às 21h30.
A revolução da música portuguesa é na Antena 3 !
Póvoa de Lanhoso recebe a "Quinta dos Portugueses ao Vivo" no mês da revolução.
20 de abril de 2005
Euro Espanha
http://s31.yousendit.com/d.aspx?id=13MLT9JUDNTZ104JCVVSO807RO
Letra da canção
En cada esquina de mi casa
en cada cosa que me pasa
voy sintiendo su presencia que me mira
voy por todos los rincones
registrando los cajones
revolviendo hasta encontrar el alma mía
y me somete a su ser y ya no se que hacer
es el amor que me domina
No tengo ganas de salir, no tengo ganas de comer, no tengo ganas de vivir otra aventura
con tu cuerpo me caliento, con tus besos me alimento
y porque tu eres mi única locura
y ya no se que hacer voy a empezar a creer que es una
brujería dame remedio para el alma mía
sólo deseo tu cuerpo calente
y tu mirada como un fuego ardiente
que me penetra toda toda
y me convierta en el objeto de tu..
brujería dame remedio para el alma mía
tu me dominas con sólo mirarme
y no hacen falta cuerdas para atarme
una fiera que aunque la reja le abran nunca escapa de la jaula por amor
No hay antidoto ni unguento, ni remedio de otro tiempo que me saque la obsesión de la cabeza.
ni la fantástica lechuza, ni las alas de una musa y estofadas con melones y cerezas.
y ya no se que hacer voy a empezar a creer que es una
brujería dame remedio para el alma mía
sólo deseo tu cuerpo calente
y tu mirada como un fuego ardiente
que me penetra toda toda
y me convierta en el objeto de tu..
brujería dame remedio para el alma mía
tú me dominas con sólo mirarme
y no hacen falta cuerdas para atarme
una fiera que aunque la reja le abran nunca escapa de la jaula por amor
...
y ya no se que hacer voy a empezar a creer que es una
brujería dame remedio para el alma mía
sólo deseo tu cuerpo calente
y tu mirada como un fuego ardiente
que me penetra toda toda
y me convierta en el objeto de tu..
brujería dame remedio para el alma mía
tú me dominas con sólo mirarme
y no hacen falta cuerdas para atarme
una fiera que aunque la reja le abran nunca escapa de la jaula por amor
Agradecimento
Hoje foi dia de desfile académico...
Todos os cursos se portaram bem, e apenas me apercebi de problemas com o curso de fisioterapia e de radiologia... radiologia não sei o que lhes deu, mal passaram a tribuna desataram ao murro uns aos outros meteu GNR e tudo, uma cena lamentável mas muito cómica...
A noite dará lugar ao jantar de curso e o Concerto do rei dos reis do Pimba... o Kimzinhu Barreiros estará a alegrar a nossa queima... divirtam-se com moderação...
Não é o desfile deste ano mas é Isave... prometo por uma do desfile deste ano quando tiver
19 de abril de 2005
Quinta dos Portugueses - Póvoa de Lanhoso
16 de abril de 2005
Dia 26 de abril
26 de Abril, é o dia em que começo o meu segundo estágio de Enfermagem... dando mais um passo nesta profissão que para mim é o caminho para a minha Felicidade...
Não vejo a Hora de entrar no serviço e começar a trabalhar... a fazer...
Mas enquanto o dia 26 não chega... vou brincar a queima das fitas na Póvoa de Lanhoso de dia 18-22... lol porque a vida de um estudante não é só estudar ;)
15 de abril de 2005
Novo medicamento para cancro do pulmão já tem aprovação europeia
Este tratamento apresenta-se sob a forma de um comprimido para administração diária por via oral. Está assim facilitado o processo de autorização do medicamento para outras realidades europeias, como Portugal.
O cancro do pulmão é o tipo de cancro mais frequente a nível mundial. Calcula-se que existam cerca de 1,2 milhões de novos casos todos os anos e que em cada trinta segundos alguém, nalguma parte do mundo, irá morrer da doença. O NSCLC é o tipo mais frequente de cancro do pulmão, representando quase 80% da totalidade dos casos.
A aprovação na Suíça e o seu lançamento resultam ainda na possibilidade acrescida de o medicamento vir a ser comercializado em mais de 80 outros países.
A aprovação suíça apoia-se em dados provenientes de um ensaio clínico fundamental de fase III que comparou o erlotinib com placebo no tratamento de doentes com NSCLC em estado avançado, após falência da quimioterapia de primeira ou de segunda linha.
Os doentes submetidos ao tratamento apresentaram um aumento de sobrevivência de 42%, comparativamente com a sobrevivência observada no braço de estudo tratado com placebo (6,7 meses versus 4,7 meses), o que representa uma melhoria de 2 meses.
Verificou-se ainda um aumento significativo no tempo decorrido antes de ocorrer deterioração dos sintomas da doença e no tempo decorrido com os doentes estáveis, sem progressão do cancro. Com o erlotinib observou-se uma melhoria de 45% na sobrevivência ao fim de um ano, com vantagens manifestas num amplo espectro de doentes.
Este medicamento foi aprovado inicialmente nos Estados Unidos, em Novembro de 2004, após revisão prioritária. Trata-se de uma pequena molécula, fruto de investigação laboratorial, que actua na via dos receptores do factor de crescimento epidérmico humano (HER1).
O HER1, também conhecido por EGFR, é um componente chave desta via de sinalização, com um papel na formação e crescimento de diversos tipos de cancro.
O erlotinib bloqueia o crescimento das células tumorais por intermédio da inibição da actividade da tirosina quinase da via de sinalização do HER1, no interior da célula.
Paralelamente com os significativos benefícios a nível da sobrevivência no NSCLC, este medicamento revelou ainda vantagens a nível da sobrevivência num ensaio clínico de fase III realizado em doentes com cancro pancreático em estado localmente avançado ou metastizado. O estudo cumpriu o seu critério principal de melhorar a sobrevivência global.
Informaçã0 recolhida no site: