9 de fevereiro de 2005

Encontro da Liga Portuguesa contra a Epilepsia

Dar a conhecer a intenção de criar uma Associação Nacional de Doentes é um dos objectivos principais do próximo Encontro da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia, que se realiza, neste sábado, 12 de Fevereiro, no Salão Nobre do Hospital Santo António, Porto, entre as 10 e as 13 horas. São esperados cerca de 200 participantes.

“É um encontro semelhante a outros encontros nacionais que têm sido realizados na área do Grande Porto. Dirige-se sobretudo a doentes, familiares de doentes, a amigos de pessoas com epilepsia que vêm para conversar sobre a doença, discutir os seus problemas e esclarecer dúvidas”, revela o presidente da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia, Lopes Lima.

Para além disso, “trata-se de um encontro particular pois, paralelo ao interesse de divulgação, prende-se uma outra linha estratégica da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia que é a intenção de formar uma Associação Nacional de Doentes”, sublinha.

De acordo com Lopes Lima, a Liga Portuguesa Contra a Epilepsia para além de ser sociedade com uma actividade científica normal, engloba também uma parte de associação de doentes, “em que os doentes coexistem com os técnicos numa tentativa de se organizarem para servir os seus interesses e divulgarem os seus problemas”.

No entanto, esta estrutura rapidamente “se tornou pouco útil no sentido em que a Liga é cada vez mais uma associação científica e os doentes têm cada vez menos espaço para se organizarem”. Por isso, Lopes Lima refere que resolveu fazer-se uma separação entre as duas linhas à semelhança do que foi feito em quase toda a Europa e nesta altura o processo está já avançado, com um núcleo forte de indivíduos muito interessados em desenvolver a associação.

“Este encontro representa a primeira vez que os indivíduos da Comissão Instaladora e dinamizadores do processo vão dar a cara e explicar todo o processo”, acrescenta o presidente da Liga, acreditando numa boa perspectiva, até porque de uma maneira geral, já existe uma tradição de trabalho e ajuda mútua entre doentes e familiares de doentes com epilepsia que se sentem motivados e consideram que uma associação deste tipo tem todo a importância”.

.

Data e Hora – 12 de Fevereiro das 10 às 13 horas
Evento – Encontro da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia – Formação de Nova Associação Nacional de Doentes
Local – Salão Nobre do Hospital St. António, Porto

Sem comentários: