7 de abril de 2007

Devotos querem sentir a dor de Cristo


Um pouco por todo o mundo fiéis querem experimentar a dor de Cristo, auto-flagelando-se e permitindo a sua crucificação.

Nas Filipinas, cujas imagens de pessoas ensanguentadas são conhecidas em todo o mundo, os devotos continuam a flagelar-se. Uns permanecem ajoelhados diante de cruzes enquanto são açoitados por crianças com varas de bambu. Outros, de caras tapadas por lenços, descalços, percorrem as ruas auto-flagelando-se.

Turistas de todo o mundo deslocam-se à pequena cidade filipina de Cutud para assistirem as estes rituais, que a igreja católica condena.

Imagens que também começam a surgir noutros países, como na Coreia do Sul, onde alguns devotos depois de chicoteados são crucificados.

Em Itália, alguns fiéis usam rolhas onde colocam pedaços de vidro para cortarem as pernas. Também em Itália, as procissões de encapuzados voltam a ser permitidas, ao fim de 40 anos. Estes actos de fé, durante a Semana Santa, muito semelhantes aos que se realizam em Espanha, foram proibidos na Sicília por causa da máfia.O pedido de levantamento da interdição foi feita pelo autarca de Corleone e diferentes confrarias locais, acreditando que desta forma será possível devolver a confiança à população, mantendo a vigilância.

Noutros países a Semana Santa é assinalada com peças de teatro que recriam as últimas horas de Cristo.

Queima do Judas

Em Portugal a tradição são os compassos que passam andam por todas as cidades e vilas, anunciando a chegada com o toque do sino. Outra tradição, bem antiga, é a queima do Judas, para esconjurar os males. O que outrora era feito pelos jovens das aldeias é agora encenado por companhias de teatro, como aconteceu em Tondela, pela Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ver textos em País), que, promoveu mais um espectáculo de rua, com a tradicional queima do Judas.

Sem comentários: