5 de fevereiro de 2005

Operação a bebé com "síndrome da sereia"

.
Pernas de menina de nove meses estão ligadas até aos calcanhares




Uma equipa médica do Peru está a preparar uma operação pioneira para separar as pernas de uma bebé de nove meses, Milagros Cerrón, que sofre da "síndrome da sereia". É uma doença muito rara, mas os médicos estão optimistas e talvez a menina possa vir a andar um dia.

SIC




Milagros Cerrón nasceu com a síndrome da sereia, em que a barriga se funde com as pernas, estando estas unidas até os calcanhares. Os pés estão separados em forma de "V" o que faz lembrar a cauda de um peixe. Em ambas as pernas, os ossos movem-se separadamente.

Dentro de três semanas Milagros será operada, num hospital de Lima (capital do Peru). A separação das pernas será feita centímetro a centímetro. A operação prevê-se complicada, mas os médicos estão confiantes.

"A operação tem alguns riscos. A experiência da equipa que vai fazer a operação minimiza esses riscos. Se Deus quiser não vai haver problemas e a operação será um sucesso. Estamos a minimizar os riscos, tomando todas as precauções, fazendo todos exames que são necessários", disse o médico que vai dirigir a equipa, Luis Rubio.

A equipa será constituída por cirurgiões das especialidades traumatologia, cardiovascular e plástica; e ainda neurologistas, obstetras e pediatras. Os órgãos intestinais e genitais terão de ser reconstruídos. A operação deverá demorar cinco horas.

Milagros tem apenas um rim, mas o coração e os pulmões funcionam normalmente. A bebé pesa 7,5 quilos e tem 60 centímetros de altura. Normalmente, os bebés com esta doença morrem ao fim de poucos dias. A mãe de Milagros tem esperança que a filha possa vir a ter uma vida normal.

"Tenho muita fé de que a minha filha vai ultrapassar isto e que vai ficar bem, de que vai continuar comigo e ser uma menina normal", disse Sara Arauco.

Os médicos acreditam que Milagros é uma das três únicas pessoas em todo o mundo com esta anomalia. A "síndrome da sereia" afecta um em cada 70 mil recém-nascidos.

Sem comentários: